Submissão/Resumos

Os trabalhos deverão ser obrigatoriamente enviados em formato pdf, com tamanho limite de 5 Mb (modelo abaixo).  Não serão aceitos relatos de casos e nem revisões de literatura como resumos. O prazo limite de envio é até 07 de novembro de 2019 12 de novembro.

A submissão do resumo só poderá ser realizada após o pagamento da taxa de inscrição e o preenchimento da inscrição nos links mencionados anteriormente. Cada pessoa poderá realizar uma inscrição que dará direito de submeter 1 resumo expandido com a apresentação obrigatória em pôster.

Modelo_Resumo-VIII-SIMPA 2019

Para submissão dos trabalhos acesse o link: Submissão de Resumos

Os resumos deverão se enquadrar dentro das Linhas de Pesquisa do Programa da Pós-Graduação em Agroecologia:

Manejo de Agroecossistemas Tropicais:

Essa linha de pesquisa visa ampliar o conhecimento científico e desenvolver pesquisas e tecnologias de métodos e processos biológicos e ecológicos envolvidos no manejo dos agroecossistemas, com o objetivo de subsidiar e propor processos produtivos sustentáveis. São objetos de pesquisa a nutrição para animais silvestres e domesticados em sistemas de baixo impacto ambiental, o manejo animal na agricultura familiar, os sistemas agroflorestais, a adubação verde, o manejo e a qualidade do solo, a adubação orgânica de culturas olerícolas, anuais e perenes.

Sistemas Agroalimentares de Agricultores Familiares

Esta linha de pesquisa visa estudar as relações entre a produção de alimentos, o consumo e a segurança e soberania alimentar das famílias. São objeto de estudo a situação nutricional dos agricultores; a qualidade e quantidade dos nutrientes na alimentação; os aspectos culturais relacionados à alimentação, à produção e ao consumo de alimentos que valorizem a biodiversidade local e as condições do ambiente de produção e a relação entre a produção local e sua inserção nos programas governamentais.

Processos Físicos, Biogeoquímicos e Dinâmica de recursos em Agroecossistemas

Essa linha de pesquisa visa estudar os componentes bióticos e abióticos de agroecossistemas e suas relações com sistemas naturais. A linha de pesquisa procura estudar a fauna e associar os ciclos biogeoquímicos de nutrientes com a diversidade de espécies e as intervenções humanas; os impactos das práticas de manejo dos agroecossistemas nos recursos naturais locais e regionais. São objetos de estudo o comportamento animal, os fluxos de nutrientes, matéria orgânica e as cadeias tróficas em agroecossistemas, identificando o papel da diversidade intra e inter espécies na estabilidade e resiliência dos agroecossistemas e na produção de bens e serviços ambientais.

Todos os resumos aprovados serão publicados em Anais do SIMPA, desde que apresentados na forma de pôster em data e horários a serem informados. Ao inscrever seu resumo, o autor estará automaticamente autorizando o Programa de Pós-graduação em Agroecologia veicular a obra de sua autoria, em publicação impressa, internet ou em qualquer outra mídia.

Em caso de dúvida entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail simpa@ufv.br

Instruções Gerais

  • A responsabilidade pelos dados inscritos e enviados é do autor responsável por submeter e apresentar o trabalho (autor principal);
  • O autor principal (responsável por apresentar o pôster) deverá fazer a inscrição, apresentar o pôster e sublinhar seu nome no resumo e no pôster;
  • O resumo enviado deve conter no máximo 5 autores;
  • Os trabalhos deverão ser obrigatoriamente enviados em formato .pdf, com tamanho limite de 5 Mb;
  • Não serão aceitos relatos de casos e nem revisões de literatura como resumos;
  • O prazo limite de envio dos resumos é até 07 de novembro de 2019 12 de novembro;
  • Ao submeter o resumo, salvar o arquivo com o nome do autor principal;
  • Os resumos aceitos serão apresentados na forma de pôster;
  • Só serão aceitos resumos conforme os padrões descritos;
  • Não serão aceitas modificações após o encerramento do prazo do envio de resumos;
  • O resultado da seleção dos trabalhos será divulgado por e-mail ao autor principal, podendo ser aprovado ou reprovado;
  • Não serão aceitos pedidos de reconsideração após o parecer da comissão científica do evento;
  • Recomenda-se rigor na correção e na apresentação dos resumos, pois os mesmos serão publicados nos Anais na forma em que forem recebidos, sem revisão técnica e/ou gramatical, sendo, portanto, de inteira responsabilidade dos seus respectivos autores.